segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Variações do Fibhaiku

Texto de: Mardilê Friedrich Fabre
Meu intuito é divulgar o fib e suas variações. Tenho lido alguns poemas que me parecem uma tentativa de fib. Então, por sentir que esta forma está despertando curiosidade, organizei e publico este texto.

Para mim, poesia é criatividade, e muitas regras tolhem a imaginação. Cuido da métrica, mas com “certa liberdade”, daí também, como a poetisa Nilza Azzi, por meio de quem entrei em contato com o fib e suas variações, ter-me identificado com eles.

A poetisa Nilza Azzi vem praticando o fibhaiku (fib) desde 2008. Trocou informações a respeito com o poeta Ronaldo Rhusso, que já conhecia o fib da Flórida. Segundo ele, o fib faz parte de uma linguagem de rua, envolvendo palavras e numerais. Mesmo Ronaldo Rhusso afirmando que essa forma não "pegou", ela adotou a prática do poema e insistiu nela, porque lhe agradava muito e permitia recursos de expressão visual e simbólica, além da possibilidade de síntese. Por referência obtida nas pesquisas e por intuição, começou a “brincar” com algumas variações desse tipo de poema, embora Ronaldo Rhusso insista em que o fib não admite duplicação. Para ele, seria preferível que o conhecimento da forma tradicional se firmasse a fim de evitar deturpações. Se as variações forem uma tendência, isso se revelará com o tempo.

Recentemente, no Recanto das Letras foram criados tópicos sobre o fib e suas variantes, as quais receberam denominações.
Eis exemplos dessas variações:
1) Fib refletido
Desenvolve-se o fib principal (1,1,2,3,5,8,) em dueto ou refletido pelo próprio poeta (8,5,3,2,1,1). Este tipo de fib pode ser intitulado.

Escrevo poemas

Não
sou
poeta.
Só declino
emoções que brotam.
Verto minh´alma no papel.
Ouso fazer versos rimados.
Minhas fantasias
perpetuadas
no tempo
frágeis
voam.

Mardilê Friedrich Fabre

2) Fib estendido
Tradicionalmente, esta é a única possibilidade de aumentar o fib, pois este poema segue a sequência infinita de Fibonacci (1,,1,2,3,5,8,13,21...). As demais formas são expementais. Aqui o título é o primeiro verso.

Cai
Chuva
Cai chuva
Sem parar
Já sei a lição
Nunca mais peço pra chover
Que medo de ser levada por essa enxurrada...
Se eu não fosse paulistana não saberia o que fazer para escapulir!

Nilza Azzi
3) Fib piramidal
Segundo Nilza Azzi, “esta forma permite que se continue um tema, construindo uma pirâmide de fibs. Tantas quantas se desejar”. Pode-se dar título.
Agora somos um

Dois
Olhos
Acolhem-se.
Sem demora,
Sentem o calor,
Corpos entregue à paixão.

Dois
Corpos
Caminham,
Buscam vida,
Juntos para sempre.
Entoam o hino do amor.

Nós
Somos
Uma alma.
Impossível
A separação.
Os corações estão unidos.

Mardilê Friedrich Fabre

4) Fibhaicai
Este tipo do fib é composto por um hacai e um fib, respeitando-se a métrica característica de cada um( haicai: 5-7-5 e fib: 1,1,2,3,5,8 sílabas poéticas). Os dois devem manter vínculo quanto ao tema.

Renascimento

Corre o regato.
Suas translúcidas águas
refrescam o mato.

Verdes
árvores
vicejam,
reanimam-se.
Festejam a vida.
Com energia reflorescem.

Mardilê Friedrich Fabre

5) Fib invertido
Em forma de ampulheta, seguindo a métrica: 8,5,3,2,1,1,1,1,3,5,8. É o fib refletido ao contrário. Pode-se atribuir-lhe um título.

SUPERAÇÃO

Recomeçar assim do zero
sobra desespero
as carências
são tantas
bem
mais
do
que
nós outros
poderemos
suprir a contento
mas por ti juntamos as forças

Nilza Azzi

6) Fibgrama
É um fib com as normas do tautograma (poema em que todas as palavras começam com a mesma letra). Segue as normas do fib: o título é o primeiro verso.


Pulga
pula
passeia
pela pele
peço paciência:
praga! Preciso pulverizar...

Nilza Azzi

Créditos para Mardilê Friedrich Fabre

Nenhum comentário:

Postar um comentário