quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fibhaiku: O que é?

O fibhaiku (nome formado de Fibonnaci + Haiku) é um poema minimalista da família do haicai. Este tipo de poema, que eu saiba, no Brasil, ainda é quase desconhecido. Atribui-se sua criação ao poeta John Frederick Nims em 1974.
O fibhaiku, experimental na poesia ocidental, conta uma história rápida, pequena, concisa... é um "soco"! Desse fato originou-se como gíria nos guetos de algumas cidades dos EUA o termo fib para designar "soco".
Este texto é o resultado de pesquisas na Internet, de troca de e-mails com os escritores Nilza Azzi e Ronaldo Rhusso e de comentários deste último em fibhaikus, no fórum do Recanto das Letras.

Algumas normas para redigir um fibhaiku (fib):
• não possui numeração, pois o título é obrigatório e faz parte do poema;
• tem 20 sílabas poéticas, que incluem o título, o qual entra na contagem de versos como o primeiro;
• o segundo verso deve ser um dissílabo paroxítono, porque deve ter apenas um som, sendo assim um dissílabo oxítono não cabe nesse verso, pois ele ficaria com dois sons;
• a contagem de sílabas poéticas dos versos segue a sequência de Fibonacci (1,1,2,3,5,8,13...): cada verso tem o número de sílabas poéticas, que é a soma das dos dois versos anteriores: título, que é o 1º verso, uma sílaba poética ; 2º verso, 1 (considerando-se que antes do 1º verso, o número de sílabas é zero); 3º verso (soma das sílabas do título (1º verso) com as do 2º verso), 2; 4º verso, 3; 5º verso, 5, 6º verso, 8...) em uma sequência infinita;

• não aceita duetos (é uma sequência infinita);
• nele pode-se expressar o subjetivo: sentimentos, emoções, estado de alma;
• sua estrutura é rígida;
• está associado ao OuLiPo.

Como foram citados nomes ligados à matemática, fazem-se necessárias algumas explicações:
1) Fibonnaci - Leonardo Pisano ou Leonardo de Pisa (1175-1250) nasceu em Pisa (Itália). Depois de sua morte, ficou conhecido como Fibonacci (filho de Bonacci). É considerado o mais talentoso matemático da Idade Média.

Esse matemático italiano ficou conhecido por ter criado os Números de Fibonacci e por ter introduzido na Europa o moderno sistema decimal posicional arábico, ideal para escrever e manipular números (algarismos). Se hoje usamos os dígitos de 0 a 9 e os alinhamos da direita para a esquerda para indicar quantidades cada vez maiores, devemos isso à divulgação feita por Fibonacci.
A sequência de Fibonacci consiste em uma sequência de números, de modo que, definindo os dois primeiros números da sequência como sendo 0 e 1, os números seguintes são obtidos pela soma dos seus dois antecessores.

Portanto, os números são: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,...
Recentemente, a sequência de Fibonacci tornou-se um tema célebre da cultura popular ao ser citada no livro e filme O Código Da Vinci.

2) O OuLiPo (Ouvroir de Littérature Potentiel), algo semelhante a uma oficina de literatura em potencial, é uma corrente literária formada por escritores e matemáticos, que propõem a libertação da literatura, aparentemente de modo paradoxal, mediante "constrangimentos literários". Trata-se de exercícios que, partindo de uma norma pré-estabelecida, em vez de limitar, favorecem a imaginação e estimulam a produção textual.
Esse movimento surgiu na França, em 1960, e tem entre seus principais autores Raymond Queneau, François Le Lionnais, Georges Perec e Italo Calvino.

Marcel Bénabou e Jacques Roubaud, integrantes do Oulipo, no artigo intitulado O que é o OuLiPo?, dizem que "é a literatura em quantidade ilimitada, potencialmente produzível até o fim dos tempos, em grande quantidade, infinita para todos os usos". Como exemplos das regas propostas para suas produções literárias estão: escrever um romance inteiro, utilizando uma só vogal (Les revenentes, de Georges Perec), utilizar ao máximo a linguagem oral (Zazie no Metrô, de Raymond Queneau), entre outras restrições.
Seguem um exemplo de fibhaiku.

1.


Um
Fulgor
Nesse olhar

Que muito me agrada...
Ele é o espelho d'alma mais linda!

Ronaldo Rhusso


Créditos para:Mardilê Friedrich Fabre

Um comentário:

  1. Mestre Wagner! Esse post é uma aula de Fibhaicu rs
    gostei demais, muito show! Parabéns e forte abraço.

    ResponderExcluir